Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Algumas das minhas regras de poupança...

Desde que me casei e comecei a "orientar" uma casa que tentava fazer as melhores compras e aos melhores preços... conseguir algumas boas oportunidades de compras... aderi a vários cartões de hipermercados na minha zona... mas no fundo era apenas isso que fazia...  um desconto aqui outro ali e numa ou outra coisa lá poupava... De há uns tempos para cá e por tanto se ouvir falar de crise, achei que haveria mais a fazer... não pela necessidade extrema de poupar, mas acho que podemos "aproveitar" este momento da chamada crise, para nos reeducarmos sobre poupança! Sei que o pais atravessa uma fase complicada e muitas familias estão a passar inumeras dificuldades... mas também acredito que tal se deve ao facto de nós querermos dar o "passo maior que a perna"... a facilidade de crédito... o querer ter tudo igual ao do "vizinho"... fez com que nos perdessemos no meio de empréstimos, juros e vivendo uma vida que não nos era a possível!Graças a Deus sempre foi meu lema e do meu marido não dar-mos um passo maior que a perna, e por isso hoje não temos a "corda ao pescoço" como tantas pessoas, infelizmente!Mas preciso também me reeducar em certas e determinadas coisas, por vezes do dia a dia... poupar aqui e ali e tentar fazer o mesmo que os nossos avôs e pais... tentar criar um pézinho de meia no meio das poupanças que aos poucos se vai conseguindo fazer! Fazer com que a minha filha cresça dando importãncia ao acto de poupar... de não comprar tudo só porque nos apetece!De há uns tempos para cá comecei então a me organizar mais e melhor nas compras (supermercado) e acreditem que se aproveitarmos as ocasiões certas conseguimos poupar muito mesmo (falo do meu caso)! Como faço para poupar nas compras?? Sigo algumas regras já muitas vezes mencionadas faladas mas que se seguirmos á regra de facto poupamos mesmo.

 Faço sempre uma lista de compras e sigo-a á risca, não me perdendo olhando para artigos que não fazem parte da mesma. Vou directa aquilo que preciso, não me sentindo assim tentada a comprar o que não preciso. Isso de andar a passear por todos os corredores do supermercado leva-nos a comprar certos artigos que depois acabamos não usando.
 Evitar ir as compras com fome... senão lá vem a tentação de comprar o que não devo... lá vou direitinha ás bolachinhas e bolinhos... gasto dinheiro desnecessário e não ajuda a manter a linha! :-)
Opto por vários artigos de chamada "marca branca", pois regra geral a sua qualidade é semelhante ás dos artigos da marca "xpto"
Aproveito as grandes promoções feitas pelos hipermercados tais como os 50% de descontos, principalmente em artigos de limpeza
Registei-me em vários sites e tento conseguir Vales de desconto (acreditem que por vezes com os vales de desconto e aproveitando certas e determinadas promoções, conseguimos comprar artigos a preços incriveis).
Comparo bem os preços dos produtos e como tenho várias superficieis comerciais perto de casa e todas bem proximas umas das outras posso escolher onde comprar o artigo mais barato.
Não levar as crianças ás compras (na verdade não ligo muito a esta regra pois a minha filha apesar dos seus 5 aninhos não é daquelas crianças que quer tudo ou que esta sempre a pedir qualquer coisa.  È super fácil ir com ela ás compras! :-)
Às quintas feiras (normalmente) faço a ementa da semana seguinte tendo em conta o que tenho em casa e depois compro apenas o que vou necessitar (cingindo-me á lista), assim torna-se tudo bem mais organizado... não há aquela  história "mas o que vou fazer hoje para o jantar", já está tudo planeado e orientado! Poupo tempo, dinheiro e paciência! :-))

1 comentário:

Luisa Alexandra disse...

Olá!
Venho então conhecer o blog, mas não tens caixa de seguidores do Google Friend Connect? É mais fácil para receber as actualizações.
Quando colocares diz-me para te seguir.


E se tirares esta verificação de palavras de certeza que começas a receber mais comentários :)
Beijinho.