Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Rissois de Camarão

Depois da aventura dos croquetes ter corrido tão bem... tinha de tentar fazer uns rissois (coisa que também nunca fiz, embora já tivesse visto muitas vezes a minha tia fazer)! E logo eu que gosto tanto de rissois de camarão...
Andei a pesquisar receitas para o recheio... mas acabei ligando á tia a pedir a receita que ela faz (e que sem dúvida dos que ja provei é a que mais gosto) e tentei adaptar a bimby... e não correu nada mal!!
Pensei que iria ter uma trabalheira daquelas em esticar a massa e fazer os rissois... mas o trabalho foi mais porque deu para muitos... muitos mesmo! A tal ponto de ter de fazer massa por mais duas vezes... estão a ver né?? Uma tarde a fazer rissois!! Mas valeu a pena porque ficaram... muito bons mesmo!! :)

Ingredientes:

Para a massa:
Segui a do livro base da Bimby (mas acabei fazendo três vezes esta quantidade)

250 grs de água
250 grs de farinha
30 grs de manteiga
5 grs de azeite
1 pitada de sal

Para o Recheio:
Tomate (usei de lata 1 lata)
1 cebola
2 dentes de alho
20 grs Azeite
500 grs de Camarão (usei só miolo)
Casca de laranja
1 colher de sopa de Ketchup
Salsa
Metade de um pacote de creme de marisco
600 de Leite/água de cozedura dos camarões
250 grs Farinha
50 grs Margarina
Sal, noz-moscada q.b
Pão ralado
Ovo batido
Preparação:

Massa: Coloque no copo a água, a manteiga, o azeite e o sal e programe 5 min., Temp.100º, Vel.1. Junte a farinha e programe 20 seg., Vel.4.
Retire a massa e amasse mais um pouco com as mãos formando uma bola e reserve.

Recheio:
Coloquei o miolo de camarão a cozer em muito pouca água (juntei casca de uma laranja)! Depois escorre-se o camarão reservando a água de cozedura.
No copo da bimby coloquei a cebola, alho e azeite e programei 10 seg., Vel.6. De seguida 5 min. temp.100 Vel. 11/2. Juntei o tomate e programei Temp.100, Vel. 1 1/2, 10 min.
Findo este tempo programei 20 seg. Vel. 5-7-9. Retirei do copo e reservei.
Sem lavar o copo coloquei a agua da cozedura dos camarões (era pouca) e adicionei leite até perfazer as 600 grs de liquido. Adicionei a farinha, a manteiga, sal, noz moscada, pimenta e o pó do creme de marisco. Programei 9 min., Tem.90º, vel.4.
Depois junta-se então o refogado de tomate, cebola e alho reservado, ketchup e salsa picada e programa-se 2 min. Vel. 3. Junta-se o camarão e mistura-se tudo ( eu programei 1 min., Vel. 4. Colher inversa). Rectifica-se os temperos.
Estende-se depois a massa e recheiam-se e fazem-se os rissois (eu usei um utensilio proprio para o efeito e fiz pequenos "tipo cocktail" e uns "normais").

Photobucket

Depois passam-se por ovo batido e pão ralado. Eu congelei e agora é só ir fritando á medida que queira e deram mesmo para muitos...


Photobucket

E aqui estão alguns prontinhos para serem degustados...

Photobucket

6 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

isso é qiue foi dar ao braço...ficaram óptimos...

Vera Ribeiro disse...

Ficaram lindos!! Dá um pouco de trabalho mas ficaram excelentes

Luisa Alexandra disse...

Pessoalmente acho que dá muito trabalho fazer os rissóis, mas compensa no final pois fazemos o recheio a nosso gosto, e sabemos que iremos gostar do resultado final.
Ando à imenso tempo para comprar assim umas formas para fazer os rissóis perfeitinhos, geralmente costumo cortar com um corta-massas...
Achas que fecham bem com esses formas?
Não abrem depois ao fritar?

Os teus ficaram com um aspecto excelente.
Os meus parabéns!

Susana disse...

Que delícia! Já guardei para experimentar!

Nela disse...

Olá Karla, ficaram lindos os teus rissois amiga, sabes, quando tenho um pouco de tempo, ou mesmo a minha filha que tb, adoro (come-los e tb fazê-los) e por sinal mto bem,faço como tu, a mais depois congelo e assim quando é preciso estão prontos a usar, tens tuda a rezão, beijinhos querida.

Erva Doce e Canela disse...

Olá,

Só passei para te deixar um beijinho e dizer que tens um desafio no meu blog.

Bjcs