Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Aletria doce

Para os anos da sogra foi uma das coisas que fiz como sobremesa e especialmente para ela,(o restante pessoal ou não gosta ou não aprecia(como eu, prefiro o arroz doce)). Mas como ela não é apreciadora de doces e sei que deste ela come pois gosta muito fiz então para a aniversariante.
Foi a segunda vez que o fiz e tal como da primeira vez andei a ver receitas... umas com metade leite metade água e por ai fora... decidi... fazer "parecido" ao meu arroz doce... e ficou bem boa segundo a apreciadora! Eu comi também desta vez e confesso que até gostei!! :)

Ingredientes:
Aletria( cerca de meio pacote)
Água
Leite (eu devo ter usado quase 2 litros)
Casca de limão
3 Pau de canela
Sal
Açucar a gosto
5 gemas de ovo
1 colher de sopa Manteiga

Preparação:

Coloquei na panela a água (pouquinha mesmo, de maneira que a aletria quando lá a colocasse não ficasse totalmente submersa) o sal, a raspa de limão e o pau de canela. Quando a água fervia adicioneia a aletria desfeita e mexi muito bem até amolecer. Juntei então o leite e deixei cozer a massa mexendo de vez em quando.
Se necessário vai-se juntando mais leite (eu vou sempre juntando porque queria que ficasse mais cremosa). Junta-se o açucar e mexe-se muito bem. Batem-se as gemas e eu normalmente faço assim: depois das gemas bem batidas retiro um pouco do liquido da aletria e junto as gemas mexendo muito depressa com um garfo, para evitar que as gemas ao cairem na aletria muito quente cozam... e mesmo assim quando as juntamos convém mexer rapidamente.
Junta-se a manteiga e mexe-se tudo bem durante uns 3/4 minutos só para cozer as gemas.
Coloca-se na travessa e depois de fria polvilha-se com canela.

Photobucket

6 comentários:

Nela disse...

Karela tb faço muito a aletria, além do arroz doce minha filha tb, adora e faço muito, quando está seca se come com um garfinho e dá para tirar das travassas partindo, ficou muito boa a tua beijitos.

Luisa Alexandra disse...

Nunca experimentei fazer com aletris, apenas o tradicional arroz doce...
Ficou com um aspecto excelente!

Rico disse...

Eu fiz aletria no outro dia não meti no meu blogue pois se comeu todo antes de eu o ter fotografado....este aqui ficou tão se não melhor que o meu então parabéns por o teres conseguido fotografar antes de ter desaparecido pois aposto essa delicia não durou muito tempo. :D xxx

edinha disse...

Uma delícia.
Beijinho

janeca disse...

O meu doce preferido, Uauuu... Tem um aspecto divinal!

Karla tens um mimo para ti.

Bjinhos

Renata Fontes disse...

coloca aquela receita de bolo com pudim :P