Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Empadão de arroz e carne

Este prato é muito habitual aqui por casa...

Ingredientes:

Carne picada (usei de vaca)
Azeite
1 Cebola grande
2 dentes de alho
Louro
3 Cenouras
Cogumelos
Vinho branco
Caldo de carne
sal, pimenta e noz moscada q.b
Molho de soja
Oregãos
Arroz
Caldo de arroz
Água
1 ovo
Rodelas de chouriço

Preparação:

Fiz com um arroz "frito"! Coloco o azeite num tacho e coloca-se alho picado! Adiciona-se então o arroz e vai-se mexendo muito bem em lume baixinho (eu ainda frito o arroz por uns 10 minutos sempre mexendo)! Adiciona-se então a água a ferver, o sal e o caldo de arroz. tapa-se e continuando em lume baixinho deixa-se cozer! Fica bem soltinho e para o meu marido... arroz como acompanhamento só assim.
Entretanto coloca-se num outro tacho o azeite, cebola picada, alho picado, louro e as cenouras picadas! Quando a cebola estiver transparente coloca-se a carne picada mexendo muito bem para a carne ficar soltinha e deixa-se ganhar côr.
Adiciona-se então um pouco de vinho branco e deixa-se cozinhar um pouco.
Seguidamente adicionei o caldo de carne, os cogumelos laminados, pimenta, noz moscada e umas gotas de molho de soja. Deixa-se cozinhar mais uns 10 minutos até a carne estar mais sequinha! Rectifica-se os temperos!
Depois num pirex coloca-se uma camada de arroz seguido de uma camada de carne e mais uma camada de arroz.
Bate-se um ovo e pincela-se o arroz, e coloca-se umas rodelas de chouriço por cima! Vai ao forno a 180º por cerca de 20 minutos.

Photobucket

E está prontinho! Acompanhei com uma salada! E claro que só me lembrei da foto final já estávamos na mesa a meio da refeição... mas lá consegui ainda tirar uma foto com alguma coisa na travessa!

Photobucket

1 comentário:

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro empadão com arroz, ai que fomeeee!! Com essas fotos fico esfomeada!! :P