Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Croquetes

O meu marido adora croquetes de carne (eu também gosto... mas ele...)... e há que tempos andava para experimentar fazer... lá foi desta!
Segui a receita do livro base da Bimby mas com algumas alterações. Fiz assim:

Ingredientes:
1/2 Kg de carne de vaca picada
1/2 Kg de carne de porco picada
1 cebola
3 dentes de alho
3 cenouras
Cerca de 150 grs de tomate de lata
50 grs de azeite
1 chouriço
pimenta e sal q.b
Umas gotas de molho de soja
Ovo
Pão ralado

Béchamel (fiz só metade da receita)
300 grs de leite
100 grs de farinha
25 gramas de margarina
Sal e noz moscada q.b

Preparação:

Coloca-se no copo a cebola, alho, cenouras, tomate e pica-se Vel.5, 6 Seg.. Junta-se o azeite e programa-se 7 min., Temp.100º, Quando terminar junta-se a carne, a pimenta e o molho de soja e programa-se Vel.1.15 min., Temp.100º., Vel.1..
Mexe-se de vez em quando com as espátula para ir soltando a carne. Quando acabar junta-se o chouriço e tritura-se 20 seg., Vel.8 (para a proxima nao trituro tanto)! Reserva-se a carne e retira-se todo o molho do estufado! Eu fui colocando quantidades de carne num escorredor de rede "fina" e calcava com uma colher de forma a "espremer" todo o molho!

Depois coloca-se o molho do estufado no copo da bimby (eu usei todo) e adiciona-se leite até perfazer as 300 grs de liquido no copo. Junta-se a farinha, margarina, sal e noz moscada e programa-se 8 min., Temp. 90º, vel.4.

Por fim junta-se o bechamel á carne e envolve-se bem! Leva-se ao frigorifico por um dia para que a massa seja mais fácil de moldar.
Eu fiz o preparado na noite e no dia seguinte logo de manha moldei os croquetes (fiz também uns em formato de bolinhas)! Moldam-se passam-se por pão ralado, depois por ovo batido e novamente por pão ralado!

Photobucket

Devem ser congelados e só depois fritos para evitar que abram!
No livro base diz que a quantidade dá para 24 croquetes... creio que gigantescos... aqui deu para 58... :)
Já os fiz no forno... coloca-se papel vegetal (onde se fazem uns buraquinhos) sob a grelha do forno e colocam-se os croquetes! Ficam muito bons, mas alguns abrem um bocadinho... Mas nada demais (tendo em conta que é bem mais saudável)!
E também já os fiz fritos! A foto é dos fritos.
São mesmo muitoooo bons!! Aprovadissimos!


Photobucket

2 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Ficaram super apetitosos...beijinho

Luisa Alexandra disse...

Gostei imenso!
Nunca experimentei fazer croquetes mas ao olhar para os teus fiquei com vontade!