Um pouco de mim enquanto mulher, mãe e dona de casa...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bolas de Berlim

Há uns tempos experimentei pela primeira vez fazer bolas de berlim, e nas minhas buscas de receitas encontrei umas que ao inves de se fritarem, coziam no forno... experimentei, mas os verdadeiros apreciadores de bolas de Berlim cá de casa (marido e filha), não ficaram fãs. Eu gostei muito da massa... mas também achei mais tipo, pão doce.
Desta vez optei por fazer uma outra receita e fritar... estava com um pouco de receio pois já li alguns relatos de não sairem bem, mas o que é certo é que sairam perfeitas e deliciosas e aprovadissimas pelos criticos cá de casa. Eu devido ao meu estado actual, fiquei um pouco enjoada e não consegui saborear uma bola... mas  no dia seguinte achei uma delicia.
Esta receita deu para 3 bolas pequenas e 6 normais.
Eu usei a bimby para amassar, mas pode-se amassar manualmente.

Ingredientes:

Para a massa:

300 grs de farinha de trigo tipo 55
Meia barrinha de fermento fresco (eu usei metade de uma pacotinho de fermipan)
0,65 dl de leite morno
50 grs de açucar
65 grs de manteiga
1 ovo + 1 gema
Raspa de limão

Para o recheio:

Podem usar uma receita de creme de pasteleiro( na bimby ou não) que brevemente colocarei aqui, pois já várias vezes o fiz para tartes e outros doces, mas sinceramente nunca ficava com aquele sabor que eu pretendia... até que descobri através de outros blogs de culinária da existência de um pó a que se junta água e açúcar, o Bage Cremin. Adquiri há uns tempos esse e o bolocream( que prefiro para as  bolas de berlim e que adquiri aqui: Casa Januário.

Preparação:

Na bimby:

Coloquei no copo da bimby o leite e marquei Temperatura: 37º por 1,5 minutos. Juntei 100 grs de farinha, o fermento e o leite e   programei 3 minutos no programa de amassar. Após isto reservei a massa no forno a 30º tapada com um pano, para levedar..
Quando a massa atingiu o dobro do tamanho, mais ou menos. Voltei a  colocá-la na bimby com os restantes ingredientes e programei 4 minutos no programa de amassar. A massa está boa quando se despegar bem da máquina ou da tijela onde está a ser amassada. Caso ainda se pegue é adicionar um pouco mais de farinha. A massa fica semelhante a massa de pão.
Colocamos a massa a levedar até voltar a duplicar de volume (para ser mais rápido usei de novo a estratégia do forno. :-)
Após isso, moldar bolinhas para as bolas de tamanho normal, bolas do tamanho de uma tangerina mais ou menos, para bolas mais pequenas. Colocamos de novo a levedar até de novo atingirem o dobro do volume.

Manualmente:

Misturar o fermento, 100 grs de  farinha e o leite morno e amassar muito bem. Reservar a massa para levedar até duplicar de tamanho, mais ou menos.Colocar num local abrigado do frio. Eu coloquei no forno numa tijela tapada com um pano e programei o forno a 30º, para ser mais rapido.
Quando a massa atingir o dobro do volume, juntá-la a todos os outros ingredientes e amassar muito bem até a massa se despegar bem da tijela, caso a ache ainda muito "colante", adicionar mais um pouco de farinha.
A massa deve ficar semelhante á massa de pão.

Colocamos a massa a levedar até voltar a duplicar de volume (para ser mais rápido usei de novo a estratégia do forno. :-)

Após isso, moldar bolinhas para as bolas de tamanho normal, bolas do tamanho de uma tangerina mais ou menos, para bolas mais pequenas. Colocamos de novo a levedar até de novo atingirem o dobro do volume.

A Fritura:

Esta era a parte que mais me preocupava, mas percebi que se deve fritar em oleo não muito quente e em lume brando. Para dar tempo de "cozer" bem a massa por dentro. E virá-las.
Ao retirar do oleo temos de as escorrer rapidamente e passar logo pelo açucar, tem de ser mesmo questão de segundos, senão o açucar não agarra.

Para quem as queira rechear tem de esperar que arrefeçam e com uma tesoura corta um lado e depois coloca o creme.
E aqui estão elas:

Alguém é servido? ;-)





4 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Venho então seguir-te neste blog!
Obrigado por me deixares o link.

Beijinhos.

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá...
Que aspecto magnifico e delicioso ;)... Vou tirar 2 :)... Adorei :).. Bjokas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Piteca disse...

Que maravilha, adoro bolas de Berlin!!
Muito obrigada pela tua visita e comentário no meu blog! ;)
Beijinhos doces.

Xana Bértolo disse...

Bem boas :)... Gosto mesmo mto, fiquei com tanta de vontade de comer uma!!!
beijinhos